Normalmente as pessoas não fracassam, elas simplesmente desistem. Curioso isso, né?
A todo tempo me deparo com pessoas que desistem no esporte, principalmente por acharem que não estão obtendo resultados.
Isso é bem comum e, por desejar de coração que esse comportamento mude, esse é o tema da chinelada de hoje. O desejo por resultados expressivos e em poucos meses é um problema sério e explorado desde sempre pelos vendedores de soluções “milagrosas”. É um caminho que não leva a lugar nenhum, na primeira dificuldade as pessoas desistem e, se não enxergarem resultados é o fim do mundo. Porta aberta para o próximo “salvador”. Sempre lembro: é difícil mudar em poucos meses o que se levou uma vida para construir, no caso, uma vida sedentária. Para chegar lá, o caminho não é uma reta, vão haver deslizes e tropeços, pode ter certeza.
Vale lembrar também que nossa própria percepção muitas vezes nos engana. Já foi até objeto de estudos com atletas profissionais. Na parte mais dura do ciclo de treinamento, muitas vezes eles sentiam que estavam piorando, dada a dificuldade dos treinos. Na verdade, eles estavam ficando cada vez melhores, mais fortes e mais rápidos. Imagina se eles tivessem desistido? Aí que entra o bom treinador!
Entendo, somos movidos muito pela motivação, mas conforme escrevi em outra chinelada, esse sentimento não é duradouro. Uma alternativa que trabalho com meus alunos é que percebam as pequenas conquistas. Pode ser conseguir aumentar o tempo correndo, vencer uma subida nova ou ainda conseguir alcançar os dedos dos pés em um alongamento. A evolução no condicionamento físico é feita de pequenas alterações fisiológicas, que passam desapercebidas se não estivermos atentos. No fundo, é uma questão de persistência e inteligência.
Não conheço outro caminho, apesar de haver algumas mudanças para torná-lo mais interessante, e até divertido. Vale para tudo que requer esforço: estudar, atividade física, alimentação equilibrada, novos hábitos.Seja como for, se você persistir os resultados vão aparecer, mas pode levar algum tempo. Então jovens, reclamem menos e persistam mais.
P.S: Só não dá pra persistir em projetos ou pessoas que não valem a pena.