Quando parar? Essa pergunta serve para as diversas áreas: treinos, dieta, trabalho…. É o tipo de questionamento que sempre vem, principalmente quando estamos esgotados da atividade que estamos fazendo. Não se engane! Toda atividade uma hora cansa, por mais prazerosa que seja.
É curioso que se fala tanto em “pausas necessárias”, mas quando o outro pára é motivo de espanto.
Seja no esporte, seja em qualquer outra atividade, é preciso fazer pausas, deliberadas, para que a vida não nos obrigue a parar em algum momento. Trabalhar, treinar, fazer dieta sim, saber parar também! E porque tantas pessoas não fazem isso? Não se permitem? Por acreditarem que se pararem vão perder rapidamente o condicionamento físico. Ou ainda, que a concorrência vai tomar conta no dia seguinte. Ou talvez por acharem que ser workaholic ou treinar sem descanso é sinônimo de heroísmo. Tudo isso é um exagero!
Percebo esse “medo” das pausas, que muitas vezes são associadas sem motivo com algum evento negativo: se pessoa estava treinando forte e “sumiu” depois da prova, as pessoas já questionam – Ih! Deve ter lesionado – quando na verdade ela está cumprindo os dias de “molho” prescritos pelo treinador. Sim, descanso também faz parte do treino e deve ser planejado na periodização do atleta, seja ele amador ou de elite.
Não reme contra a necessidade do descanso, das pausas: a natureza não reage, ela se vinga! Se permitir algumas pausas é uma forma inteligente de estar em movimento por muitos anos!