Não existe almoço grátis
É uma frase popular, usada há muito tempo, com origem nos Estados Unidos onde os almoços eram distribuídos não de maneira “gratuita”, mas em troca do consumo de bebidas no local.
Se você acha que isso é bobeira, vale a pena entender. Não serve só pra assuntos econômicos, serve pra tudo! Quer ver?
Você corre bem porque Deus quis assim? Provavelmente não. Se não treinar e dedicar ao que tem que ser feito, você não irá longe muito longe.
Quer ter uma vida mais saudável, mas vive comendo fast food? Não se engane, a velha receita de se alimentar bem, fazer atividade física e descansar continua valendo.
Quer ter dinheiro sobrando, mas não consegue deixar de comprar o último iPhone em 10 vezes sem juros. Pra sobrar, vai ter que cuidar melhor do seu dinheiro.
Entenda que pra tudo que você se propõe tem um custo, que não se limita ao monetário. Pode ser de energia, tempo ou emocional, ou ainda o custo de oportunidade, que é aquele que representa tudo o que você abre mão quando faz uma escolha.
Sendo assim, não existe almoço grátis nem pra mim e nem pra você. Ainda assim, alguns acreditam, outros tentam conseguir o seu na conversa. O que já recebi de propostas espertinhas dá para escrever um livro tenho certeza que você recebeu muitas também.
O problema de tudo isso é que muitas vezes não fica claro, nem justo, para quem paga no final. E ninguém no mundo gosta de se sentir passado pra trás.
Então, meus jovens, treinem, se alimentem bem, saibam usar o seu dinheiro, corram atrás e não esperem almoço grátis.