Entenda a relação entre volume e intensidade

Quem nunca se perguntou: será que meu treino tá muito volumoso? Ou está muito intenso? Os os dois?😥🏃 A relação Intensidade X volume, apesar de ser um conceito muito útil a qualquer pessoa ativa, acaba não sendo difundida ao grande público, dando margem a erros significativos e até perigosos no planejamento das atividades dos nossos corredores.

A corrida é um esporte em que as individualidades de cada atleta devem ser respeitas. Mesmo que os objetivos sejam os mesmos, nem sempre o programa de treinamento de um atleta serve para o outro, pois cada corredor tem suas características. Por isso, as necessidades de volume e intensidade variam de acordo com a meta de cada um.

Um bom treino é aquele que considera os dois aspectos (intensidade e volume) de forma proporcional, ou seja, uma corrida nunca devem ser intensos e volumosos ao mesmo tempo. Devemos sempre priorizar, de acordo com a proposta do treino, um dos dois aspectos.

Aqueles que estão iniciando na corrida devem primeiro fazer um trabalho com foco na rodagem (volume), para adaptar o corpo ao exercício, e só depois investirem na velocidade.

Para ir mais rápido (ou mais longe)
Os atletas experientes e que querem melhorar seus tempos em uma distância que já se sentem confortáveis precisam investir na intensidade, com treinos intervalados, mas sem alterar muito o volume.

Não copie o treino do seu coleguinha, é muito importante respeitar seus objetivos e individualidade
ica

Leia também