Eita que esse assunto é polêmico e recorrente entre os treinadores! Já vão mandar essa pra mim: “você estreou na maratona cedo também”. Pra quem não sabe, comecei a correr em 2007 de forma muito recreativa, levei os treinos de forma mais constante a partir de 2010 e só em 2013 fiz a minha estreia na maratona, por achar muito importante uma treinadora de corrida ter passado por diversas experiências no esporte.
As pessoas de forma heróica estão pulando etapas. Qual o problema disso tudo? É justamente não aproveitar o esporte. Se frustrar. Já vi diversas pessoas não estarem devidamente preparadas, sofrerem demais na prova e depois tomar “bode” da corrida.
Canso de ouvir “Vou pular os longões, na hora da prova eu aguento”.🔪💀 🚫A maratona não aceita desaforo, após o 30km seu corpo vai te cobrar cada quilômetro. Se não tiver feito essa distância nos treinos, muito provavelmente a cabeça vai te cobrar também. 🤔“Ah! Mas você deveria me incentivar e não ficar me desmotivando. Você não acredita em mim.” 🚫Não sou paga pra concordar com tudo, acredito que meu papel é fazer com que você esteja apto a chegar lá com segurança.
É impossível fazer a maratona com pouca experiência? Eu brinco que se minha mãe quiser fazer uma maratona hoje, ela faz. Mas o que você quer? Fazer uma maratona ou ser um maratonista? A segunda opção envolve aumentar o conhecimento sobre seu próprio corpo, passar todo o processo, viver suas alegrias e dores, eu te digo que você tem que treinar.
Quais os riscos de fazer sem preparo? Lesões, abandono do esporte, frustração…. Pergunte se está preparado. Converse com treinadores, não se compare. Respeite e curta sua evolução.
E digo mais, você deve passar por essa vida sem uma maratona, se ela não te transformar em um maratonista.