Se você tá aí vivão, com certeza você já teve que se superar. Essa palavrinha está presente o tempo todo: Nas horas que você se dedica para concluir uma prova, passar em um concurso público, emagrecer, ser promovido e por aí vai. Além disso, adoramos ouvir histórias de superação de outras pessoas. Quem não se emocionou com a do Yuki Kawauchi, atleta amador que venceu a Maratona de Boston?
Por que existe esse gosto e busca pela superação, mesmo quando a vida está “tranquila”? Pense bem, toda superação envolve fazer escolhas e gastar energia, tempo e recursos em algo que não temos certeza do resultado. É vencer a dúvida de que somos capazes. Dúvida essa que pode ser nossa ou de outras pessoas. É conquistar e chegar mais perto do que ousamos sonhar.
O esporte é uma excelente área para nos superarmos! Há provas e desafios de todos os tipos. Podemos escolher um objetivo e usar toda nossa capacidade para alcançá-lo. Pode dar certo ou não, já que não há superação sem incerteza. Com a orientação adequada, é certo que você ganhará, uma vida mais saudável é garantida. E ainda terá a chance de ter uma boa história de superação para contar.
Dedico esse post à Volta do Lago 2018. Aceitei o convite em fazer dupla com o @minduri , foram 56km para ele e 44km pra mim. Superamos mais um desafio, vencemos o medo e qualquer coisa presente! Já me perguntaram: quando você vai parar de fazer esse tanto de corrida? Você não cansa? Canso, mas não paro! Superar não quer dizer correr mais rápido ou correr mais longe, é fazer justamente aquilo que ninguém acredita que você vai fazer.