Calma jovens! Leiam tudo antes de criticar e já ir mandando: “nossa, ela é treinadora e pouco sem importa com pace.” Claro que não! Todas as semanas, mais precisamente segundas e quartas eu dedico meu tempo para observar e analisar o desempenho de cada um dos meus atletas. Como medida da evolução nos treinos, é claro que seu pace importa sim!
Então porque essa chinelada???🤔 Porque o pessoal tá ficando muito chato!🙄 Mal começou a correr e já fica nesse papo mole: qual é teu pace? Qual é o seu melhor tempo na maratona? Já ganhou alguma coisa?
Algumas pessoas levam isso muito além de uma competição saudável. O que deveria ser consequência, vira obsessão. O que deveria ser um momento de lazer, vira mais um momento de pressão por resultados. Pergunto: já não bastam as demandas que a vida moderna traz?
Além disso, vale lembrar que existem diferenças fisiológicas que fazem com que algumas pessoas corram bem curtas distâncias, enquanto outras sejam “das longas”. Conheço atletas amadores que já ganharam no 5 km e 10 km, aliás, fizeram 10 km abaixo de 30’, meia maratona em 1h15min. Tempos excelentes, muito acima da média, mas na hora de fazer uma maratona por exemplo muitas vezes nem completam ou fazem em um tempo muito acima daqueles “pobres mortais” que nunca ganharam nada.
Volto à pergunta: qual a importância do seu pace? Porque quando você ganha é importante divulgar e quando você perde é melhor esquecer??? 🤦🤷 É tanta embriaguez nesse assunto, que eu simplesmente acho que seu pace pra mim é problema teu! Relaxa e treina, no seu pace!🏃 Muitos treinando com regularidade é mais importante do que poucos com tempos incríveis.
Está aberta a temporada do mimimi!
Beijos de paz!💙